CONCURSO LATINO-AMERICANO DE ARGUMENTOS DE LONGA-METRAGEM

[para la página en español, pulse aquí]

CLIQUE AQUI PARA VER O RESULTADO FINAL!

APOIO E PARCEIROS

Com o objetivo de incentivar a escrita cinematográfica na América Latina e o intercâmbio entre os países da região, fomentar a criação artística, bem como ajudar roteiristas iniciantes nas indústrias de cinema e entretenimento altamente competitivas, o Latin American Training Center apresenta mais uma edição do seu tradicional concurso anual.

O Concurso é voltado para roteiristas iniciantes (sem nenhum longa produzido), estudantes e recém-formadxs, naturais ou residentes da América Latina.

Serão aceitos argumentos de até 3 páginas, em português ou espanhol, de longas de ficção ou documentário relacionados ao tema. Entende-se como “argumento” uma sinopse estendida, com mais detalhes sobre a história, os personagens e os acontecimentos da trama.

As 30 primeiras inscrições receberão um feedback escrito do seu argumento, independentemente da sua colocação final.

Para promover a maior inserção de mulheres, pessoas negras, indígenas, trans e/ou PCD na indústria audiovisual, a taxa de inscrição é a de menor valor durante todo o período de inscrição, da mesma forma que para estudantes e recém-formadxs das escolas de cinema associadas ao Forcine (até dois anos após a conclusão do curso).

Nesta edição, o tema é “Fronteiras”, em seu sentido literal e figurado. Além disso, seguimos priorizando as narrativas que são protagonizadas por mulheres, pessoas negras, LGBTQ+, indígenas e PCD… Nosso objetivo é dar mais espaço a essa representatividade e diversidade latino-americana no audiovisual. 

O júri final será formado por dois docentes das escolas de cinema associadas ao Forcine: Jô Levy, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), e Marcel Vieira, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os melhores argumentos em português também serão avaliados por Gustavo Vinagre, roteirista e cineasta brasileiro. E os melhores argumentos em espanhol também serão avaliados por Inés Barrionuevo, roteirista e cineasta argentina.

PRÊMIOS

  • 1º lugar – Brasil: R$ 2.500,00 + Sessão Online de Mentoria com profissional integrante da Rede Paradiso de Talentos no âmbito do programa Paradiso Multiplica.
  • 1º lugar – Países Hispanofalantes: US$ 400 + Sessão Online de Mentoria com Kate Lyra.
  • 2º lugar – Brasil: Voucher para download do software Final Draft (avaliado em US$ 250).
  • 2º lugar – Países Hispanofalantes: Voucher para download do software Final Draft (avaliado em US$ 250).
  • 3os lugares: Livro da Editora LATC.

OPÇÕES E PRAZOS DE INSCRIÇÃO

  • Early Bird – Até 30 de abril – R$ 85
  • Regular – 1º de maio a 30 de junho – R$ 120
  • Última Chamada – 1º a 7 de julho – R$ 170
  • Diversidade e Inclusão (mulheres, pessoas negras, indígenas, trans e/ou PCD) – Até 7 de julho – R$ 85
  • Estudantes e recém-formadxs das escolas associadas ao Forcine (até dois anos após a conclusão)  – Até 7 de julho – R$ 85
  • Inscrição Social* – Até 23 de junho – Gratuita

* Pessoas com renda familiar per capita de até um salário mínimo, mediante envio de documentação, de acordo com o Regulamento do Concurso.

JÚRI FINAL

JÔ LEVY

Jô Levy é roteirista, professora e pesquisadora no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás, onde também coordena o projeto de extensão Trama – Narrativas Audiovisuais e Criação de Roteiros. É doutora em Estudos Fílmicos e da Imagem, Universidade de Coimbra, e doutora em Literatura, Universidade de Brasília. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás e graduada em Jornalismo pela mesma instituição. É membro da Screenwriting Research Network e da Rede Docente de Roteiro do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual. É uma das coordenadoras do Seminário Temático da Socine (biênio 2023-2024) “Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual”. É coautora do projeto de série de ficção para TV, Fim de Ano, contemplado pelo edital FSA/PRODAV da Ancine. O projeto foi premiado no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) de 2022 com o passe livre para o Santiago Festival Internacional de Cine (Sanfic). Tem experiência como consultora de roteiros e na curadoria de festivais de cinema.

MARCEL VIEIRA

Professor Associado do curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, onde leciona Roteiro, Dramaturgia e Ficção Seriada. Na UFPB, coordena o LENA (Laboratório de Estudos em Narrativas Audiovisuais) e o GRUFICS (Grupo de Produção e Pesquisa em Ficção Seriada), onde desenvolve pesquisas sobre processos de criação e desenvolvimento de roteiros na economia criativa do audiovisual brasileiro independente. É membro do Comitê Científico da SOCINE – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (biênio 2021-2023). Foi um dos coordenadores-fundadores do Seminário Temático “Estudos de Roteiro e Escrita Audiovisual”, também da SOCINE. Além do seu trabalho acadêmico, é também romancista, poeta e roteirista. Publicou o romance“Camaradas” (2018, Ed. Patuá), opcionado para adaptação pela ML Toledo de Martino Produções Artísticas, da diretora Malu de Martino. Em 2020, seu primeiro livro de poesia, intitulado “um abismo quase”, venceu o Prêmio Maraã de Poesia e foi publicado pela Ed. Reformatório. Escreveu a série de ficção “Intermares” (Edital PRODAV 05/2015) e os longa-metragens “Fúria” (Laboratório Novas Histórias e Edital Walfredo Rodrigues de Produção – FUNJOPE/FSA, 2017), “Perda Total” (Semifinalista do Festival Guiões em 2022) e “Laura e a Dinossaura” (MiF.Kids, 2022). Com Manoel Fernandes Neto e Rodrigo Quirino, co-escreveu o longa-metragem “Capitanias Hereditárias” (Semifinalista do Concurso do FRAPA 2020 e do Festival Guiões em 2021, e vencedor do Edital de Produção da FUNDARPE – FUNCULTURA, em Pernambuco, 2021) e a série de drama histórico “A Invasão” (vencedora do Edital de TVs Públicas 2018 do FSA). Entre 2020 e 2022, foi um dos consultores do W.R_Lab – Laboratório de Roteiros de Longa-metragem da Prefeitura Municipal de João Pessoa. É sócio da Alicerce Narrativo, uma empresa paraibana de desenvolvimento de projetos audiovisuais.

 INÉS BARRIONUEVO

Nascida na cidade de Córdoba, Argentina, onde cresceu e se formou como diretora de cinema e roteirista, realizou curtas-metragens, documentários e séries de TV. Graduada em Comunicação Social pela UNC com especialização audiovisual. Seu longa-metragem de estreia, “Atlântida”, estreou no Festival de Berlim de 2014. Seu trabalho se concentra em filmes de ficção e no gênero de amadurecimento, enfatizando potentes personagens femininas que tomam as rédes de suas vidas em direção a uma liberdade expandida. Seu primeiro curta, “A Quietude”, estreou na competição internacional do Festival de Locarno em 2012. Seu segundo filme, “Julia e a Raposa”, estreou na competição Novos Diretores do Festival de San Sebastián. Seus filmes passaram por diversos festivais, como Berlinale, BFI London, San Sebastián, Havana, Mostra Internacional de  São Paulo, BAFICI, Lincoln Center, Festival de Cinema de Mar del Plata, Miami Film Festival, entre outros. Há alguns anos, fundou sua própria produtora, com sede em Córdoba, na Argentina, chamada Gualicho Cine e oferece oficinas de escrita de roteiro. Seu mais recente filme, “Camila sairá esta noite”, estreou na competição oficial de San Sebastián em 2022.

GUSTAVO VINAGRE

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Estudou cinema e iniciou sua carreira como realizador no curta-metragem “Pérolas” (2008). Chamou atenção logo em sua estreia na direção de longas. Com “Nova Dubai” (2014), foi destaque dos festivais BAFICI, Olhar de Cinema e Mix Brasil. Alçou fama nacional após realizar “Os Cuidados que se tem com o Cuidado que os Outros Devem ter Consigo Mesmos” (2016), curta-metragem indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Também se destacou ao comandar os longas “A Rosa Azul de Novalis” (2018), “Lembro mais dos Corvos” (2018) e “Três Tigres Tristes” (2022).

REGULAMENTO

PARA LER O REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO, ACESSE AQUI.

PAGAMENTO

O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito através de depósito ou transferência bancária à conta corrente do LATC:

LATC Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual Ltda.

Banco Itaú (341)
Agência: 0304
Conta corrente: 57044-3
CNPJ: 09.437.829/0001 -20 (Chave PIX)

Ou através de cartão de crédito via PayPal:

Pagamento - Brasil - PayPal
Pago - Países Hispanohablantes - PayPal

INSCREVA-SE!

 Para se inscrever, é necessário preencher o Formulário de Inscrição abaixo, anexando os seguintes documentos:

 

  • Cópia do argumento, em português ou espanhol, no seguinte formato: arquivo Word.doc de até 3 páginas, numeradas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.
  • Cópia do documento de identidade (RG, CNH, passaporte).
  • Comprovante de vínculo com a escola de cinema associada ao Forcine (se for o caso).
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição (exceto inscrição social).

ARGUMENTOS INSCRITOS ATÉ 29 DE MAIO DE 2023: 38 (TRINTA E OITO)

Para se inscrever gratuitamente, é necessário comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo através do Formulário de Inscrição Social abaixo. Para ver a lista dos documentos comprobatórios, acesse o Regulamento do Concurso.

DEPOIMENTOS

“O Concurso foi muito importante para meu projeto porque deu um voto de confiança quando ainda era somente uma ideia. É importante que existam concursos assim, porque além do suporte monetário, fazem você acreditar no seu projeto… Muitas boas ideias nem sequer chegam ao papel, nascem e são descartadas… Por isso é importante que existam concursos dessa natureza, que apoiam projetos desde sua etapa de gestação. O argumento que apresentei se converteu em um curta chamado Conectifai. Foi exibido em vários festivais, como o IDFA e o Sundance, e uma versão de 10 min. foi lançada pelo The Guardian Documentaries. É possível vê-lo clicando aqui.”

Horizoe Garcia

Vencedora - 2016 - Cuba

O concurso LATINX foi importante pro desenvolvimento do meu argumento do documentário Olhos Negros, não só porque me deu gás e confiança para insistir no projeto, mas também porque o feedback abriu novos canais de possibilidades para o meu processo criativo. Senti que o meu argumento foi lido com minha atenção e cuidado, o que também transformou meu próprio olhar sobre ele.

Julia Fovitzky

Vencedora - 2021 - Brasil

“O concurso foi superútil para desenvolver a ideia de Pague com Sangue – de um simples argumento para um roteiro de 90, 100 páginas. Para um roteirista em formação é uma ótima chance de mostrar seu talento, seu trabalho, e ainda poder ser reconhecido por isso… é um incentivo para persistir na carreira com certeza. Inclusive seria ótimo ter mais e mais desses tipos de concursos – de roteiro, de argumento, sejam eles para curtas, longas ou séries.”

Lucas Sátolo

Vencedor - 2017 - Brasil

La gambeta endiablada, o argumento com o qual participei, segue em desenvolvimento. Continuo trabalhando no roteiro e seguramente entre este ano e o seguinte começarei a buscar financiamento. Embora ainda não tenha sido produzida, pessoalmente acredito que a participação no concurso me ajudou muito. O feedback do script doctor foi muito útil, tanto para trabalhar o roteiro, como para aplicar os mesmos conceitos em outros. Com o prêmio em dinheiro pude dedicar uns dias à pesquisa, já que o filme é de época, pude realizar algumas entrevistas que me ajudaram a construir melhor o contexto.”

Christian Orta

Vencedor - 2016 - Uruguai

“Costumo dizer que, ao participar de um concurso, o projeto não tem apenas a possibilidade de ganhar o prêmio. Esse tipo de iniciativa dá emancipação a cada história selecionada. Roteiristas e diretoras se emancipam quando ganham politicamente sua própria forma de olhar. A experiência foi bastante rica por me possibilitar contar uma narrativa da diversidade feminina que reconheço, vivencio e apreendo como uma realidade dotada de sentido. Vencer o concurso LATINX foi preponderante. A consultoria apontou caminhos narrativos para o filme que, confesso, passei a explorar ao longo do desenvolvimento da trama. Após o LATINX, o projeto Trabalho de Formiguinha ganhou um edital aqui na Bahia: o Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020 – Premiação Aldir Blanc, que permitiu a etapa de desenvolvimento da obra (pesquisa, escrita do argumento e elaboração do projeto técnico e executivo). Desejo vida longa a essa maravilhosa iniciativa do LATC.”

Marília Cunha

Vencedora - 2019 - Brasil

Calendário

}

10 de abril a 7 de julho

Período de inscrições

}

10 de julho a 25 de agosto

Período de avaliação e seleção dos 10 melhores argumentos

}

28 de agosto a 25 de setembro

Período de seleção final dos argumentos vencedores

}

segunda quinzena de outubro

Anúncio dos argumentos vencedores e envio do feedback escrito às 30 primeiras pessoas inscritas

Sobre o Latin American Training Center

Com sede no Rio de Janeiro, o Latin American Training Center-LATC é uma empresa voltada para desenvolver e intensificar ideias, práticas e habilidades ligadas ao setor audiovisual. Sua missão é oferecer assistência aos profissionais da área, organizando programas, livros, concursos, workshops e seminários criativos sobre diferentes aspectos da indústria e fornecendo acesso às melhores técnicas, informações e orientações, contribuindo assim para a expansão e profissionalização do setor.

Contato

 

Our Partners
spcine
BRAVI
Brazilian Content
Cámara Nacional de la Industria Cinematográfica
FilmAndes Cluster
ASOCINDE
STIC
abc cursos de cinema
CQS/FV Advogados
ifta-logo-jpg
cpg_logo
creativefuture-png-logo

Subscribe to our newsletter

It's free and you can unsubscribe at any time

Share This