CONCURSO LATINO-AMERICANO DE ARGUMENTOS DE LONGA-METRAGEM

CLIQUE AQUI PARA VER O RESULTADO FINAL!

[para la versión en español, pulse aquí]

APOIO E PARCEIROS

Com o objetivo de incentivar a escrita cinematográfica na América Latina, fomentar a criação artística, bem como ajudar roteiristas iniciantes nas indústrias de cinema e entretenimento altamente competitivas, o Latin American Training Center apresenta mais uma edição do seu tradicional concurso anual, realizado desde 2013 e repaginado em 2019.

O Concurso é voltado para roteiristas iniciantes (sem nenhum longa produzido), estudantes e recém-formadxs, naturais ou residentes da América Latina.

Serão aceitos argumentos de até 3 páginas, em português ou espanhol, de longas de ficção ou documentário relacionados ao tema. Entende-se como “argumento” uma sinopse estendida, com mais detalhes sobre a história, os personagens e os acontecimentos da trama.

As 30 primeiras inscrições receberão um feedback escrito do seu argumento, independentemente da sua colocação final.

Para promover a maior inserção de mulheres, pessoas negras, indígenas, trans e/ou PCD na indústria audiovisual, a taxa de inscrição é a de menor valor durante todo o período de inscrição, da mesma forma que para estudantes e recém-formadxs das escolas de cinema associadas ao Forcine (até dois anos após a conclusão do curso).

Nesta edição, o tema é “Relações”. São muitas, são múltiplas, são diversas. De amor, de amizade, entre pessoas da mesma família, entre colegas de trabalho, entre pessoas da mesma cidade ou de países distintos. Além disso, seguimos priorizando as narrativas que são protagonizadas por mulheres, pessoas negras, LGBTQ+, indígenas e PCD… Nosso objetivo é dar mais espaço a essa representatividade e diversidade latino-americana no audiovisual. 

O júri final será formado por duas docentes das escolas de cinema associadas ao Forcine: Adriana Amorim, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e Jô Levy, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os melhores argumentos em português também serão avaliados por Sabrina Fidalgo, diretora e roteirista carioca. E os melhores argumentos em espanhol também serão avaliados por Norma Velasquez, produtora peruana, presidente da Associação de Produtores Cinematográficos do Peru (APCP).

PRÊMIOS

  • 1º lugar – Brasil: R$ 1.800,00 + Sessão Online de Coaching de Desenvolvimento de Roteiro ou de Pitching com Kate Lyra.
  • 1º lugar – Países Hispanofalantes: US$ 300 + Sessão Online de Coaching de Desenvolvimento de Roteiro ou de Pitching com Kate Lyra. 
  • 2º lugar – Brasil: Voucher para download do software Final Draft (avaliado em US$ 250).
  • 2º lugar – Países Hispanofalantes: Voucher para download do software Final Draft (avaliado em US$ 250).
  • 3os lugares: Livro da Editora LATC.

OPÇÕES E PRAZOS DE INSCRIÇÃO

  • Early Bird – Até 29 de abril – R$ 75
  • Regular – 30 de abril a 1º de julho – R$ 100
  • Última Chamada – 2 a 8 de julho – R$ 150
  • Diversidade e Inclusão (mulheres, pessoas negras, indígenas, trans e/ou PCD) – Até 8 de julho – R$ 75
  • Estudantes e recém-formadxs das escolas associadas ao Forcine (até dois anos após a conclusão)  – Até 8 de julho – R$ 75
  • Inscrição Social* – Até 24 de junho – Gratuita

* Pessoas com renda familiar per capita de até um salário mínimo, mediante envio de documentação, de acordo com o Regulamento do Concurso.

JÚRI FINAL

ADRIANA AMORIM

Sou professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) em Vitória da Conquista, atuando nas cadeiras de Dramaturgia, de Argumento e Roteiro, Direção de atores e Teorias do Cômico e do Trágico. Integro a Forcine como professora de Roteiro. Sou atriz, dramaturga e diretora. Idealizei, com algumas parceiras, uma escola de Teatro aqui na cidade, a CazAzul Teatro Escola, que também é um centro cultural. Sou feminista atuante e lésbica militante. Sou formada pela UFBA (Licenciatura em Teatro, Mestrado e Doutorado em Artes Cênicas) e já fui professora substituta nos cursos de Licenciatura em Teatro e Direção Teatral. Também fui professora nos cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança no campus de Jequié, da UESB. Participei da fundação da Cooperativa Baiana de Teatro. Estudei Interpretação no Teatro Escola Macunaíma em São Paulo.

JÔ LEVY

Jô Levy é roteirista, professora e pesquisadora no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás, onde também coordena o projeto de extensão Trama – Narrativas Audiovisuais e Criação de Roteiros.  É doutora em Estudos Fílmicos e da Imagem, Universidade de Coimbra, e doutora em Literatura, Universidade de Brasília. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás e graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. 

NORMA VELASQUEZ

Presidente da Associação de Produtores Cinematográficos do Perú – APCP. Mestra em Gestão da Indústria Cinematográfica, Universidade Carlos III de Madri, Espanha. Licenciatura em Ciências da Comunicação, Universidade de San Martín de Porres. Altos Estudos em Produção Executiva, Gestão Cultural e Festivais de Cinema na EICTV, Cuba. Trabalhei en produções como: “Historias Lamentables” de Javier Fesser, produzida por Morena Films e “Evelyn” de Isabel de Ocampo (Espanha); “Canibais” (EUA) de Eli Roth (Diretor de “O Albergue”). Selecionada por dois anos consecutivos no Encontro Internacional de Produtores do 58 e 59 Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias com os projetos “Pertenecer” e “Viral” respectivamente e o Santiago Lab do SANFIC.

 SABRINA FIDALGO

 Sabrina Fidalgo é uma multipremiada diretora e roteirista carioca. Foi apontada pela publicação americana BUSTLE em oitavo lugar como uma das cineastas mais promissoras ao redor do mundo numa lista com 36 diretoras internacionais. Estudou na Escola de TV e Cinema de Munique (Alemanha) e cursou roteiro pela ABC Guionísta España na Universidade de Córdoba (Espanha). Seus filmes já foram exibidos em mais de 300 festivais no mundo. O media-metragem “Rainha” (2016) ganhou mais de 30 prêmios e foi selecionado para a mostra Perspectives do Festival de Rotterdam. Seu último curta “Alfazema” (2019) ganhou o troféu de Melhor Filme do Júri Popular do 29º Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, foi duplamente premiado no 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e um dos curtas finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Foi presidente do júri do 48º Festival de Gramado, se tornando a primeira mulher negra a ocupar esse posto. É colunista da Vogue Brasil, foi articulista do HuffPost Brasil e é colaboradora esporádica da coluna “Quadro Negro” da Folha de São Paulo.

REGULAMENTO

PARA LER O REGULAMENTO DE PARTICIPAÇÃO, ACESSE AQUI.

PAGAMENTO

O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito através de depósito ou transferência bancária à conta corrente do LATC:

LATC Centro Latino-Americano de Treinamento e Assessoria Audiovisual Ltda.

Banco Itaú (341)
Agência: 0304
Conta corrente: 57044-3
CNPJ: 09.437.829/0001 -20 (Chave PIX)

Ou através de cartão de crédito via PayPal:

Pagamento - Brasil - PayPal
Pago - Países Hispanohablantes - PayPal

INSCREVA-SE!

Para se inscrever, é necessário preencher o Formulário de Inscrição abaixo, anexando os seguintes documentos:

 

  • Cópia do argumento, em português ou espanhol, no seguinte formato: arquivo Word.doc de até 3 páginas, numeradas, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.
  • Cópia do documento de identidade (RG, CNH, passaporte).
  • Comprovante de vínculo com a escola de cinema associada ao Forcine (se for o caso).
  • Comprovante do pagamento da taxa de inscrição (exceto inscrição social).

Para se inscrever gratuitamente, é necessário comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo através do Formulário de Inscrição Social abaixo. Para ver a lista dos documentos comprobatórios, acesse o Regulamento do Concurso.

DEPOIMENTOS

“O Concurso foi muito importante para meu projeto porque deu um voto de confiança quando ainda era somente uma ideia. É importante que existam concursos assim, porque além do suporte monetário, fazem você acreditar no seu projeto… Muitas boas ideias nem sequer chegam ao papel, nascem e são descartadas… Por isso é importante que existam concursos dessa natureza, que apoiam projetos desde sua etapa de gestação. O argumento que apresentei se converteu em um curta chamado Conectifai. Foi exibido em vários festivais, como o IDFA e o Sundance, e uma versão de 10 min. foi lançada pelo The Guardian Documentaries. É possível vê-lo clicando aqui.”

Horizoe Garcia

Vencedora - 2016 - Cuba

“O concurso foi superútil para desenvolver a ideia de Pague com Sangue – de um simples argumento para um roteiro de 90, 100 páginas. Para um roteirista em formação é uma ótima chance de mostrar seu talento, seu trabalho, e ainda poder ser reconhecido por isso… é um incentivo para persistir na carreira com certeza. Inclusive seria ótimo ter mais e mais desses tipos de concursos – de roteiro, de argumento, sejam eles para curtas, longas ou séries.”

Lucas Sátolo

Vencedor - 2017 - Brasil

La gambeta endiablada, o argumento com o qual participei, segue em desenvolvimento. Continuo trabalhando no roteiro e seguramente entre este ano e o seguinte começarei a buscar financiamento. Embora ainda não tenha sido produzida, pessoalmente acredito que a participação no concurso me ajudou muito. O feedback do script doctor foi muito útil, tanto para trabalhar o roteiro, como para aplicar os mesmos conceitos em outros. Com o prêmio em dinheiro pude dedicar uns dias à pesquisa, já que o filme é de época, pude realizar algumas entrevistas que me ajudaram a construir melhor o contexto.” 

Cristhian Orta

Vencedor - 2016 - Uruguai

“Pra mim o concurso foi ótimo como um incentivo para continuar escrevendo. Ainda escrevo e continuo lutando pra me tornar uma roteirista, que é o meu sonho! Sou muito grata ao LATC por isso.”

Isabella Yoshimura

Vencedora - 2014 - Brasil

“Gostaria de dizer que o prêmio foi muito importante pra mim, pois através dele fui chamado para trabalhar em alguns projetos, como por exemplo, o roteiro de um longa-metragem.”

Henrique Figueiredo

Vencedor - 2013 - Brasil

Calendário

}

11 de abril a 8 de julho

Período de inscrições

}

11 de julho a 19 de agosto

Período de avaliação e seleção dos 10 melhores argumentos

}

20 de agosto a 16 de setembro

Período de seleção final dos argumentos vencedores

}

segunda quinzena de setembro

Anúncio dos argumentos vencedores e envio do feedback escrito às 30 primeiras pessoas inscritas

Sobre o Latin American Training Center

Com sede no Rio de Janeiro, o Latin American Training Center-LATC é uma empresa voltada para desenvolver e intensificar ideias, práticas e habilidades ligadas ao setor audiovisual. Sua missão é oferecer assistência aos profissionais da área, organizando programas, livros, concursos, workshops e seminários criativos sobre diferentes aspectos da indústria e fornecendo acesso às melhores técnicas, informações e orientações, contribuindo assim para a expansão e profissionalização do setor.

Contato

 

Our Partners
spcine
BRAVI
Brazilian Content
Cámara Nacional de la Industria Cinematográfica
FilmAndes Cluster
ASOCINDE
STIC
abc cursos de cinema
CQS/FV Advogados
ifta-logo-jpg
cpg_logo
creativefuture-png-logo

Subscribe to our newsletter

It's free and you can unsubscribe at any time

Share This